SAEP inaugura novo reservatório dágua e vai gerar economia de energia
Na manhã deste sábado (9) o SAEP (Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga) inaugurou um grande reservatório, que além de garantir o abastecimento de qualidade em Pirassununga, deve evitar falhas na distribuição de água na cidade, além de gerar economia aos cofres públicos.
O prefeito Ademir Lindo ressaltou a grande quantidade de investimentos feitos pelo SAEP nos últimos anos, e relembrou que a autarquia investe em diversas frentes – incluindo tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, obras para escoamento de águas pluviais e diversas outras.
O prefeito ainda pediu que se valorize a situação do SAEP, hoje destaque ao garantir o pleno abastecimento a Pirassununga. “Que cidade tem um patrimônio como este chamado SAEP? Olha as cidades da região. A gente vê a a todo momento, a todo instante, nos jornais, a comunidade reclamando: ‘não tem água na minha casa’”, pontuou o prefeito, ao citar que esta realidade é bem diferente em Pirassununga, graças ao trabalho do SAEP e da administração municipal, que seguem investindo em obras que garantem o abastecimento.
Segundo o superintendente do SAEP, João Alex Baldovinotti, o novo e grande reservatório vai melhorar também a pressão de água nos pontos altos da cidade. “O SAEP não é só reservatórios, não é só esse galpão. Hoje servimos de parâmetro para outras cidades, outras autarquias”, disse João Alex. O chefe do SAEP ainda explicou que o reservatório deve contribuir significativamente com a economia de energia elétrica, ajudando ainda no controle de pressão na distribuição da água.
Justamente para garantir a pressão adequada na rede e gerar forte economia de energia elétrica a estrutura do reservatório elevado conta com 35 metros de altura e capacidade de 940 m³ – ou seja, capacidade para quase 1 milhão de litros de água. O reservatório de água foi instalado no pátio da ETA 2, no Distrito Industrial.
A inauguração do reservatório elevado do Distrito Industrial foi realizada na manhã deste sábado (9) na própria ETA 2 do Distrito Industrial. Além do prefeito Ademir Lindo e do superintendente do SAEP, João Alex Baldovinotti, o empresário Clovis Camargo, diretor da THCM, também esteve no local. Segundo Baldovinotti, a empresa THCM foi grande contribuidora nesta etapa. O próprio prefeito Ademir Lindo agradeceu a empresa em seu discurso na inauguração pela parceria na realização.
O vereador Paulo Sérgio Soares da Silva, também esteve no evento, bem como o empresário e ex-deputado federal Nelson Marquezelli, o capitão Neymar Pereira dos Santos (comandante da PM de Pirassununga) e o representante do Comandante do 13o Regimento de Cavalaria Mecanizada, Major Paiotti (representando o Coronel CAV André Sá e Benevides Arruda).
O evento de inauguração da nova estrutura do SAEP contou ainda com a presença de diversos secretários municipais, autoridades e ainda com o Pastor Nilson, da Assembleia de Deus do Belém, que conduziu uma breve bênção no ato de inauguração ao final do descerramento da placa da nova obra.
Estrutura do SAEP segue sendo ampliada em Pirassununga
O SAEP continua trabalhando, garantindo 100% de água tratada, 100% de coleta e tratamento de esgoto e infraestrutura em Pirassununga.
São operadas pelo SAEP três estações de captação de água, no Descaroçador, Ribeirão do Roque e Santa Fé; cinco estações de tratamento de água, no Descaroçador, duas no Complexo de Abastecimento e outras duas na Santa Fé, e ainda duas estações de tratamento de esgoto, na Santa Fé e Laranja Azeda, além das estações de tratamento de lodo na Santa Fé e no Complexo de Abastecimento.
Recentemente foram construídas pela autarquia as estações de Tratamento de Água e de tratamento de lodo da Santa Fé, além do novo reservatório no Complexo de Abastecimento.
Também estão sendo realizados intensos investimentos, garantindo a captação das águas pluviais, mantendo Pirassununga livre de enchentes.
Fonte e Fotos – Imprensa Oficial da Prefeitura Municipal de Pirassununga